..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Perpétua quer criação de grupo de trabalho para redução do preço das passagens aéreas

Perpétua quer criação de grupo de trabalho para redução do preço das passagens aéreas

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC) apresentou requerimento solicitando à Câmara dos Deputados que crie Grupo de Trabalho, com o objetivo de estudar, sistematizar e elaborar medidas legislativas para reduzir o preço das passagens aéreas e dos combustíveis da aviação comercial no Brasil.

No documento, Perpétua Almeida diz que a Câmara “deve contribuir com soluções para a redução dos altos preços das passagens aéreas, bem como, com políticas que contenham o aumento do valor dos combustíveis utilizados pela aviação comercial no Brasil”.

A deputada acreana disse que 30% dos custos inclusos nas passagens estão relacionados aos combustíveis. “Vejam que os preços das passagens aéreas subiram até 62% de janeiro a março de 2022, e segundo as companhias brasileiras de aviação comercial, estes aumentos estão diretamente influenciados pela alta do QAV (querosene de aviação), que segue a cotação internacional do petróleo”.

Recentemente, Perpétua Almeida conseguiu aprovar uma emenda que acaba com a cobrança do despacho de bagagens. Mas, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), vetou a iniciativa contida na Lei 14.368 deste ano. Bolsonaro alega que "a proposição contraria o interesse público, tendo em vista que, na prática, aumentaria os custos dos serviços aéreos e (...) teria o efeito contrário ao desejado pelo legislador".