O Peru tem se tornado um dos grandes compradores de produtos do Acre. Só no último ano, o estado faturou em exportação para o País andino US$ 8,78 milhões. Os dados são da Comex Stat, uma plataforma ligada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
Entre os produtos exportados estão castanha-do-pará fresca ou seca e milho em grãos. Este último revela o potencial produtivo do Acre para o grão em áreas já desmatadas. Além disso, o dado revela também que a castanha segue firme no mercado internacional, mostrando a necessidade de se preservar os castanhais.
No geral, de acordo com a plataforma, nos dois primeiros meses desse ano, o Acre exportou para outros países o equivalente a US$ 3.961.425,00.
Com interoceânica ligando o Acre aos principais portos do Peru, o estado entra definitivamente na rota de exportação de produtos do País.
Em dezembro, o governo peruano deu sinal verde para os frigoríficos Frigorifíco Frisacre Santo Afonso e a Dom Porquito para exportação de carne bovina e suína, respectivamente, para o seu mercado.