O pesquisador e professor aposentado da Universidade Federal do Acre (Ufac), Alejandro Fonseca, participou da audiência pública de apresentação do Plano Prévio de Ação e Contingência da Bacia do Rio Acre, realizada hoje (20), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Ele disse que a solução para a contenção das enchentes nas cidades acreanas é simples.
“Seria muito simples a solução. Arborizar, fazer de Rio Branco e outras cidades do Acre cidades florestas. Fazer o que estão fazendo em Brasileia, tirar pessoas das áreas de alagação. Se tiramos essa pessoa da área que alaga, se voltamos a arborizar essas áreas, não vamos ter vazões de pico e nem vazões tão baixas no período de seca”, disse o pesquisador.
A audiência foi a pedido do deputado estadual Pedro Longo (PDT) e contou com as presenças dos secretários Egleuson Santiago, de Habitação, e Ítalo Lopes, de Obras Públicas, além do promotor de Justiça do Ministério Público do Acre, Alekine Lopes, da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Baixo Acre.