Na tarde da última quarta-feira (12), o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Luiz Gonzaga, recebeu a visita da pesquisadora Jucilene Braitembach, doutora em Recursos Hídricos, professora da Universidade Federal de Rondônia e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais (PPGESPA/UFAC). O encontro teve como objetivo discutir o desenvolvimento da piscicultura e aquicultura voltado para pequenos produtores no estado do Acre.
Durante a reunião, a pesquisadora destacou o potencial do Acre para o crescimento dessas atividades. Em entrevista à equipe de reportagem, ela explicou a proposta que foi apresentada ao governo: "Nós trouxemos uma proposta de apoio ao desenvolvimento da piscicultura e aquicultura, principalmente para pequenos produtores do Acre. O estado tem um gigantesco potencial, com características muito semelhantes às de Rondônia. Precisamos unir os elos da cadeia produtiva para que os produtores tenham garantia de comercialização, acesso a insumos mais baratos, assistência técnica, e regularização ambiental", afirmou.
A educadora também enfatizou a importância de valorizar as espécies de peixes nativos, além de aproveitar as oportunidades oferecidas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. "Nosso objetivo é conservar os recursos hídricos e, ao mesmo tempo, apoiar as rotas de exportação que estão se abrindo para o Peru, em parceria com o governo do Acre", disse Jucilene.
O secretário adjunto de Agricultura do Acre, Edivan Azevedo, também esteve presente no encontro e destacou o posicionamento estratégico do estado para as rotas de exportação. "Tivemos uma reunião muito produtiva, discutindo a cadeia produtiva da piscicultura entre Rondônia e Acre. Novas oportunidades de negócios estão surgindo, e é hora de o governo abraçar essa ideia, junto com a iniciativa privada. O Acre está estrategicamente bem localizado, com acesso aos países andinos e ao Porto de Xangai. Precisamos inserir a piscicultura na linha de produção do estado", afirmou Edivan.
Entusiasmado com as propostas apresentadas, o presidente da Assembleia Legislativa, Luiz Gonzaga, destacou a importância de fortalecer a piscicultura no estado e aproveitar as oportunidades de exportação. "A reunião com a professora Jucilene trouxe uma proposta muito interessante para o desenvolvimento da piscicultura no Acre. Precisamos fortalecer essa cadeia produtiva e também a agricultura familiar. Com o Porto de Chancay prestes a ser inaugurado, não podemos apenas observar a produção de peixe passar; temos que produzir, industrializar e exportar. O comércio de peixe é promissor, e essa oportunidade é fundamental para o Acre", afirmou Gonzaga.