..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Petecão acusa Alan Rick de mentir sobre votação de reajuste do piso nacional da enfermagem

Petecão acusa Alan Rick de mentir sobre votação de reajuste do piso nacional da enfermagem

O senador Sérgio Petecão rebateu a informação da assessoria do senador Alan Rick (UB/AC) de que apenas ele votou a favor do reajuste anual que seria vinculado ao INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Petecão acusou Alan de estar mentindo.

“O senador Alan Rick, ele não está falando a verdade. Na verdade, essa proposta dos enfermeiros, isso nós estamos trabalhando desde o ano passado. Nós aprovamos essa matéria que tratava do piso em junho ou julho do ano passado, não me salve a memória. Só que não tinha o recurso, o financeiro. E aí o Supremo entrou no meio disso dizendo que nós tínhamos que dizer de onde vinha o dinheiro para pagar isso. Isso foi uma luta de muitas mãos”, disse o senador do PSD.

Petecão reforçou que foram os senadores do PSD que ajudaram a sensibilizar o presidente Lula a liberar R$ 7,3 bilhões para o pagamento do piso nacional da enfermagem. “Nós, me refiro ao PSD, a maioria de 16 senadores, de sensibilizar o presidente Lula a importância que era de conceder esse recurso para dar esse aumento aos enfermeiros, foi quando o presidente Lula sensibilizando mandou para o Congresso o PLN 5/2023, que liberou R$ 7,3 bilhões para ajudar no pagamento do piso. Fora isso, tudo é falácia, não é verdade”, disse o senador ao jornalista Itaan Arruda.

O motivo da ‘briga’ entre os senadores é referente a um veto do então presidente Jair Bolsonaro, que vetava a possibilidade do reajuste com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).