O senador Sérgio Petecão rebateu a informação da assessoria do senador Alan Rick (UB/AC) de que apenas ele votou a favor do reajuste anual que seria vinculado ao INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Petecão acusou Alan de estar mentindo.
“O senador Alan Rick, ele não está falando a verdade. Na verdade, essa proposta dos enfermeiros, isso nós estamos trabalhando desde o ano passado. Nós aprovamos essa matéria que tratava do piso em junho ou julho do ano passado, não me salve a memória. Só que não tinha o recurso, o financeiro. E aí o Supremo entrou no meio disso dizendo que nós tínhamos que dizer de onde vinha o dinheiro para pagar isso. Isso foi uma luta de muitas mãos”, disse o senador do PSD.
Petecão reforçou que foram os senadores do PSD que ajudaram a sensibilizar o presidente Lula a liberar R$ 7,3 bilhões para o pagamento do piso nacional da enfermagem. “Nós, me refiro ao PSD, a maioria de 16 senadores, de sensibilizar o presidente Lula a importância que era de conceder esse recurso para dar esse aumento aos enfermeiros, foi quando o presidente Lula sensibilizando mandou para o Congresso o PLN 5/2023, que liberou R$ 7,3 bilhões para ajudar no pagamento do piso. Fora isso, tudo é falácia, não é verdade”, disse o senador ao jornalista Itaan Arruda.
O motivo da ‘briga’ entre os senadores é referente a um veto do então presidente Jair Bolsonaro, que vetava a possibilidade do reajuste com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).