..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Petecão aparece entre os cinco senadores réus em ações que tramitam no Judiciário

Petecão aparece entre os cinco senadores réus em ações que tramitam no Judiciário

Levantamento foi pelo portal de notícias Congresso em Foco coloca o senador acreano e primeiro-secretário do Senado Federal, Sérgio Petecão (PSD/AC), entre os cinco senadores, no País, réus em ações que tramitam na Justiça. Ao lado de Petecão aparecem Fernando Collor (PROS/AL), Wellington Fagundes (PR/MT), Confúcio Moura (MDB/RO), este ex-governador de Rondônia, e o senador Dario Berger (MDB/SC).

Petecão é investigado também em dois inquéritos que tramitavam no Supremo Tribunal Federal (STF). O primeiro (Inquérito 3851), por peculato, foi enviado pelo STF a 1ª Vara Criminal de Rio Branco. Já o segundo (Inquérito 3598), Petecão é investigado por crimes eleitorais. Este foi remetido pelos ministros do Supremo para se apreciado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC). 

A ação que Sergio Petecão é réu é antiga. Ele ainda era deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). A ação 542 do STF recentemente foi remetida pelo ministro relator Alexandre de Moraes a 1ª vara Criminal de Rio Branco. Ele responde por peculato. Ou seja, (descrito no artigo 312 do Código Penal) ocorre quando o agente público apropria-se de dinheiro ou bem público em proveito próprio ou de terceiros.

Além do senador acreano, outros 25 senadores são investigados pela Justiça brasileira. Ou seja, ainda não são réus, apenas investigados.