Levantamento foi pelo portal de notícias Congresso em Foco coloca o senador acreano e primeiro-secretário do Senado Federal, Sérgio Petecão (PSD/AC), entre os cinco senadores, no País, réus em ações que tramitam na Justiça. Ao lado de Petecão aparecem Fernando Collor (PROS/AL), Wellington Fagundes (PR/MT), Confúcio Moura (MDB/RO), este ex-governador de Rondônia, e o senador Dario Berger (MDB/SC).
Petecão é investigado também em dois inquéritos que tramitavam no Supremo Tribunal Federal (STF). O primeiro (Inquérito 3851), por peculato, foi enviado pelo STF a 1ª Vara Criminal de Rio Branco. Já o segundo (Inquérito 3598), Petecão é investigado por crimes eleitorais. Este foi remetido pelos ministros do Supremo para se apreciado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC).
A ação que Sergio Petecão é réu é antiga. Ele ainda era deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). A ação 542 do STF recentemente foi remetida pelo ministro relator Alexandre de Moraes a 1ª vara Criminal de Rio Branco. Ele responde por peculato. Ou seja, (descrito no artigo 312 do Código Penal) ocorre quando o agente público apropria-se de dinheiro ou bem público em proveito próprio ou de terceiros.
Além do senador acreano, outros 25 senadores são investigados pela Justiça brasileira. Ou seja, ainda não são réus, apenas investigados.