No prazo de até 72 horas, o valor empenhado deve estar liberado na conta da Prefeitura do município de Marechal Thaumaturgo. A conquista é resultado do empenho da Deputada Federal Jessica Sales ( MDB) e do Senador Sergio Petecão (PSD), cootfenadores da Bancada Federal do Acre, que estiveram mais uma vez no Ministério do Desenvolvimento e junto ao Secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas, receberam a informação da liberação de quase R$608mil reais(607.903,20) para ações imediatistas ou emergenciais para atender os desabrigados pela alagação naquele município, este ano.
No mês passado, cumprindo agenda em Marechal Thaumaturgo, a Deputada Federal Jessica Sales, acompanhou o drama das mais de 100 famílias que foram atingidas pela forte alagação no início deste ano, e das 22 famílias que ficaram totalmente sem teto, sem estrutura e moradia, uma vez que perderam suas casas na enchente do rio Juruá. Sensibilizada com a situação, a Deputada buscou de imediato apoio no Ministério do Desenvolvimento, acompanhada do Senador Petecão.
Nesta última terça feira(09) a ida dos coordenadores da Bancada Federal, ao Secretário Alexandre Lucas (Defesa Civil) – Ministério do Desenvolvimento, resultou na boa notícia da liberação dos recursos de apoio às famílias atingidas pelas cheias em Marechal Thaumaturgo. “ Eu e Sergio Petecão estivemos juntos nesta missão e hoje e celebramos o anuncio, pelo Secretário, do empenho de R$ 607.903,20 para a prefeitura de Marechal Thaumaturgo custear algumas ações imediatas que produzam alívio ao sofrimento e mais dignidade para as famílias que foram atingidas pela cheia do Juruá naquele município. Compromisso assumido, resultado garantido, essa é minha forma de trabalhar pelos municípios acreanos”. Disse Sales.
O recurso que deve estar liberado na conta da Prefeitura até sexta feira ( 12/04) para movimentação através do cartão social, será utilizado para a construção de boxs de madeira para os atingidos, aquisição de cestas básicas, Kits de limpeza e de higiene pessoal, Kits idoso, Higiene Pessoal Infantil, água potável, refeições (café da manhã, almoço e jantar) redes, colchões, combustível e locação de veículos (caminhão, caminhonete, barco, batelão).