..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Petecão propõe ‘Sessão de Debates Temáticos’ no Senado para resolver o problema dos serviços aéreos para o Acre

Petecão propõe ‘Sessão de Debates Temáticos’ no Senado para resolver o problema dos serviços aéreos para o Acre

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) solicitou ao Senado, nesta segunda-feira (21), destinar uma ‘Sessão de Debates Temáticos’ para a proposição de soluções para os problemas enfrentados pelos usuários dos serviços das empresas Gol Linhas Aéreas e Latam, que operam os voos comerciais para o Acre. A sessão teria como pauta algumas questões, como os poucos voos semanais, e lotados, para o estado, assim como os altos preços das passagens. Não só para o Acre, acrescentou, como para toda a região amazônica, servida pelas mesmas companhias. 

De acordo com o senador, a sessão deverá ser realizada no Plenário do Senado em data a ser definida. 

Convidou para o debate as seguintes autoridades: os ministros Renan Filho, dos Transportes; Márcio França, dos Portos e Aeroportos; o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); Tiago Sousa Pereira; representantes das empresas aéreas - Gol Linhas Aéreas, Latam e Azul Linhas Aéreas Brasileiras; da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo (Andep); da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) e do  Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Ao justificar a iniciativa, o senador voltou a repisar na qualidade e na baixa frequência dos serviços prestados pelas referidas empresas aéreas aos passageiros da Região Norte. Em sua opinião, toda a infraestrutura de mobilidade aérea para a região é excessivamente precária. Ressaltou estar decidido a buscar junto aos responsáveis uma solução definitiva para o problema.

“Chegamos ao limite do aceitável em relação aos serviços de transporte aéreo prestados ao Acre. A população não merece esse tratamento injusto, quando comparado ao prestado ao restante do País. Eles agem como se estivessem nos fazendo um favor, e não estão. O fato é que pagamos a passagem mais cara do Brasil e recebemos o pior serviço. Isso deve ter um fim e é a razão pela qual estou empenhado em resolver essa crise. ”

O senador informou, também, que, além dessa ‘Sessão de Debates Temáticos’, realizará uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

“Estou propondo essas discussões nos fóruns que considero os mais adequados para debater o assunto, colher sugestões e, juntos, encontrar soluções. O que a população espera é que possamos discutir esse tema e resolver a questão o mais rápido possível," concluiu.