..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Petecão questiona legitimidade de Alan Rick ser coordenador da bancada federal

Petecão questiona legitimidade de Alan Rick ser coordenador da bancada federal

O senador do Acre, Sérgio Petecão, questionou nesta terça-feira, dia 07, a legitimidade do senador Alan Rick se apresentar como coordenador da bancada federal acreana sem ter passado por um processo democrático de escolha entre os 11 parlamentares que representam os acreanos no Congresso Nacional. O episódio, um tanto constrangedor, ocorreu durante o Encontro do Governador Gladson Cameli com a Bancada Federal, no Senado, em Brasília (DF).

“Eu penso que, assim como nos demais anos, e já estou como coordenador desde 2013, com um espaço de tempo que o Angelim [ex-deputado] ficou como coordenador. Depois eu voltei a ser, e houve uma votação. Nós sempre fizemos uma eleição, houve um processo de escolha. Eu reconheço que o governo tem a maioria aqui, mas penso que deveríamos fazer para que não tenhamos um processo e um precedente perigoso. Por favor, entenda que é apenas uma sugestão, apenas para haver uma ata onde conste o resultado da escolha”, pontuou Sérgio Petecão.

O deputado federal Ulysses Araújo retrucou Petecão e lembrou que, na reunião em que o senador não participou, houve uma aclamação do novo coordenador. No dia da reunião, Petecao estava viajando para fora do Senado Federal, e, portanto, não acompanhou o encontro. “Aqui estamos falando com pessoas sérias. Eu estava lá, e houve uma eleição, por aclamação”, sendo, após isso, complementado por Alan Rick: “era justamente o que eu ia dizer, foi uma aclamação!l

A reunião citada ocorreu um dia após a posse da bancada federal, no dia 2 de fevereiro. Apenas Petecão e a deputada federal Antonia Lúcia Câmara não participaram do encontro. No dia da reunião também ficou definido que que o colegiado terá um Estatuto da Bancada, com as regras sobre mandato e outros detalhes. Ficou acertado que haverá alternância no comando do colegiado entre senadores e deputados.