O presidente da Comissão de Segurança Pública do Senado, Sérgio Petecão (PSD-AC), lamentou mais um ato de violência, ocorrido no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, Paraná. Nesta segunda-feira (19), um homem entrou no colégio e efetuou disparos, matando a estudante Karoline Verri Alves e ferindo gravemente o jovem Luan Augusto.
Para o senador, é urgente que o estado brasileiro, juntamente com o Congresso Nacional e a sociedade civil, adotem medidas de segurança eficazes, para pôr fim a esse tipo de barbárie que que gera medo e intranquilidade na sociedade.
Petecão destacou, ainda, seu compromisso com o tema e disse estar pronto para debater, no âmbito da Comissão de Segurança, todas as medidas legislativas necessárias, para que fatos lamentáveis como esse e outros não ocorram mais em nossas escolas. Lembrou que, nos últimos 20 anos, houve 31 ataques com violência extrema a escolas, que vitimaram 36 pessoas, de acordo com o estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
— Esse é um tipo de violência extrema que nos envergonha e nos entristece! Essa pauta nós levaremos para debater na Comissão de Segurança Pública, que é o fórum adequado para tratarmos o assunto e encontrarmos as devidas soluções. Eu me solidarizo com as famílias das vítimas e com a comunidade escolar e me coloco à disposição de todos, para juntos, elaborarmos leis e políticas públicas de segurança, para abolir essa prática de nossa sociedade — declarou.