A Petrobras reduziu novamente o preço do diesel e da gasolina, para os distribuidores, nesta sexta-feira, dia 24. O novo valor é 1,5% menor para a gasolina e 4,1% para o diesel. O desconto já está em vigor desde à zero hora desta sexta. Há 10 dias, o outro reajuste, para menos, reduziu em 10% o valor de ambos os derivados.
Segundo a Petrobras, a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras são diferentes dos produtos ofertados nos postos de combustíveis. São os combustíveis tipo "A", ou seja, gasolina antes da sua combinação com o etanol e diesel e também sem adição de biodiesel. Os produtos vendidos nas bombas ao consumidor final são formados a partir do tipo "A" misturados a biocombustíveis.
O preço de venda às distribuidoras não é o único determinante do preço final ao consumidor. Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobras podem ou não se refletir no preço final, que incorpora tributos e repasses dos demais agentes do setor de comercialização: distribuidores, revendedores e produtores de biocombustíveis, entre outros.