Contando com a confiança do governador Gladson Cameli (PP), de aliados e de até ex-aliados, como senador licenciado Marcio Bittar, Petrônio Antunes, diretor-presidente do Deracre, é conhecido como “homem das obras”.
Petronio Antunes nasceu na cidade de Parnaíba, no dia 14 de outubro de 1982. Formado em Engenharia Civil, ele é responsável por tocar as grandes obras do governo Gladson Cameli. Nesta sexta-feira, 14, ele completa 40 anos de idade, com uma carreira consolidada.
Entre as homenagens que Petronio Antunes recebeu está a mais alta honraria de Comendador da Cruz do Mérito da Engenharia, concedida pela Câmara Brasileira de Cultura (CBC) e Academia de Ciências e Artes – Regional Norte, no V Encontro Amazônico, sediado em Rio Branco.
“O Estado do Acre foi o que me deu oportunidade de aqui formar minha família, criar meus filhos, que são acreanos, e é um dia muito feliz na minha vida”, agradece o diretor-presidente do Deracre.
Logo que assumiu o Deracre, há pouco mais de um ano, o engenheiro civil trabalhou forte para colocar o órgão nos eixos. Fruto disso foi que sua gestão conseguiu salvar mais de 94 milhões de reais que estavam parados pelo governo anterior. Junto com o governador Gladson Cameli, Petronio Antunes enfrentou o desafio de recuperar as máquinas e equipamentos sucateados. Além disso, foram adquiridas, pelo Deracre, 92 máquinas pesadas, entre escavadeiras hidráulicas, pás carregadeiras, retroescavadeiras, tratores de esteiras e caminhões basculantes.
Em seguida, a autarquia conseguiu a aprovação de mais de 20 projetos em menos de seis meses, expandindo em mais de R$ 200 milhões em obras, que vão desde a recuperação de rodovias federais e estaduais à revitalização de ramais e o asfaltamento de ruas na maioria dos municípios, além da recuperação de pistas de pouso e infraestrutura aeroportuária no interior.
Grandes Obras
Petronio Antunes é reconhecido por trabalhos desenvolvidos no Deracre. Entre as principais obras comandadas no Deracre, estão: Construção do Anel Viário de Brasileia, Ponte de Sena Madureira, Ponte da Sibéria de Xapuri, Duplicação da AC-405, Estrada de Porto Walter, Estrada de Envira, Manutenção da AC-90, Variante de Xapuri, Aeródromos, recapeamento da Via Chico Mendes e manutenção das AC 407, AC 10 e AC 40.
Além disso, o Deracre avançou com mais de 30 prédios reformados, mais de 437 quilômetros de pavimentação, mais de 300 pontes construídas e mais 3 mil quilômetros de ramais.