..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

PF faz operação na Assembleia Legislativa de RO após descobrir fraudes na eleição da presidência

PF faz operação na Assembleia Legislativa de RO após descobrir fraudes na eleição da presidência

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (5) a Operação Feldberg, que visa desarticular organizações criminosas envolvendo servidores públicos de Rondônia.

Segundo a PF, foram descobertas irregularidades no alto escalão da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), como fraudes na eleição da presidência da casa, além da prática ilícita conhecida como “rachadinha”, na qual assessores “fantasmas” ou funcionários coniventes da ALE-RO repassavam mensalmente parte de seus vencimentos para as contas bancárias de investigados.

Procurada, a assessoria da ALE informou que, por enquanto, não vai se posicionar e aguardará o 'desenrolar' da operação para emitir uma nota oficial.

Além de cumprir mandados judiciais, como busca e apreensão, a PF pediu o bloqueio de contas bancárias e bens dos investigados, além do sequestro de imóveis e veículos, "que poderão alcançar o valor total de indisponibilidade de quase R$ 500 milhões".

Segundo a PF, a operação é feita em conjunto com o Ministério Público do Estado de Rondônia. Cerca de 200 policiais e 50 viaturas participam da operação.

 

Investigações conjuntas

Além de fraudes na ALE, a mesma operação apura irregularidades na Agência de Defesa Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) envolvendo pecuaristas, donos de frigoríficos e servidores públicos com a finalidade de sonegação fiscal e fraudes em financiamento rural.

A PF também apura grilagem de terras em áreas de conservação ambiental e sua utilização como ativo ambiental para fins de obtenção de vantagens/créditos junto ao estado, utilizando-se ainda de influência perante servidores da Secretaria de Meio Ambiente para a prática deste crime.

Procurada pelo G1, a assessoria do Governo do estado informou que ainda pela manhã deve se manifestar sobre a operação da PF.