Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) apontam para um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do Acre, em 2021. Segundo o instituto, esse aumento foi impulsionado, entre outras atividades, pelo plantio de soja. O Acre aparece entre os 14 estados que ficaram acima da média nacional, que foi de (4,8%). O estado registrou média de 6,7%.
Além do Acre, os maiores aumento foram registrados no Rio Grande do Sul (9,3%), Tocantins (9,2%), Roraima (8,4%) e Santa Catarina (6,8%). “A Agropecuária, principalmente o cultivo de soja, contribuiu para o resultado de 2021 nestes estados, exceto em Santa Catarina, onde esta atividade variou 0,5%”, informa o IBGE.
Além da agropecuária, as atividades de Construção, Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas e Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social contribuíram para o crescimento do PIB acreano.
As outras 13 UFs cresceram abaixo da média, foram eles: Ceará, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Pará, Paraná, Bahia, Distrito Federal, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Os três estados da Região Centro-Oeste tiveram seus resultados influenciados pelo resultado negativo em volume da Agropecuária.
O PIB do Acre representa 0,2% da participação do PIB brasileiro. Em 2002, o PIB do Acre era de 2,1%, chegando a 6,7%, em 2021.