O plano de governo registrado pelo pré-candidato a governador do PSD, senador licenciado Sérgio Petecão, aborda em oito eixos divididos em 55 páginas diversos pontos e metas para uma eventual gestão.
Os oito eixos têm 40 Programas e 290 Propostas Elaborados para criar um ambiente favorável aos negócios, com crescimento socioeconômico capaz de libertar o povo da extrema pobreza.
O documento lista objetivos gerais que Petecão pretende alcançar caso seja eleito governador, como: reduzir a pobreza e a desigualdade, combater a violência e diminuir os índices de desemprego e informalidade.
Na educação, o senador licenciado pretende ampliar o Ensino Fundamental em Tempo Integral, ofertando 7 horas de atividades escolares e 3 refeições diárias, além de criar um Sistema de Oferta de Disciplinas Optativas, integrando todo o Ensino Médio Estadual, para que os alunos possam realizar escolhas formativas, com a garantia de aproveitamento dos créditos cursados implementando também novos modelos de Ensino Médio Integrado e Vocacionado, em tempo integral.
Já na Segurança Pública, o plano prevê a criação do Grupo Especial para combate à Lavagem de Dinheiro e o Laboratório de Lavagem de Dinheiro, com capacitação continuada e aquisição de ferramentas tecnológicas.
Além disso, há também a criação da Divisão Especializada de Combate a Crimes Cibernéticos (DECIBER), com Delegacias Especializadas instaladas na capital e nas sedes das Regionais de Segurança Pública.
Outra problemática apontada é a ampliação e a descentralização da Infraestrutura do IML, com a instalação de Postos Perícias de Criminalística e Medicina Legal nas regiões do Envira, Purus e Alto Acre, garantindo o atendimento em todo o Estado
Já na área de infraestrutura e habitação, o pré-candidato a governador quer a criação da Secretaria de Estado de Habitação, responsável pela elaboração e implementação da Política Habitacional ancorada na participação popular. O plano prevê também a construção em quatro anos de 2 mil unidades habitacionais de interesse social.
Por fim, Petecão cita a área do agronegócio, que segundo ele, foi abandonada pelo atual Governo. No plano de governo, o pré-candidato prevê o fortalecimento das cadeias produtivas do agronegócio fomentando a pesquisa, a tecnologia e inovação, a qualidade, a defesa sanitária e a sustentabilidade e ampliação do apoio e incentivos à classe da agricultura familiar com formação e capacitação dos pequenos produtores.
"Após quatro anos, infelizmente, percebemos que o discurso não se traduziu em ações efetivas que pudessem melhorar a vida do povo do Acre. Na verdade, indicadores sociais recentes revelam que houve aumento significativo de pessoas em situação de pobreza e vulnerabilidade social em nosso estado, especialmente no meio rural", afirmou o senador.