..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Polícia Civil apresenta ao governador resultado das ações do Grupo de Enfrentamento aos Crimes de Ordem Tributária

Polícia Civil apresenta ao governador resultado das ações do Grupo de Enfrentamento aos Crimes de Ordem Tributária

Criado em setembro de 2020, o Grupo de Enfrentamento aos Crimes de Ordem Tributária (Gecot) já realizou quatro operações, que resultaram na recuperação de R$ 77 milhões sonegados ao fisco do Estado do Acre. Esse levantamento foi apresentado ao governador Gladson Cameli na manhã desta terça-feira, 8, na sede da direção da Polícia Civil, em Rio Branco, pelo titular da pasta, delegado Josemar Portes.

O Gecot atua com cinco delegados, agentes e escrivães em investigações que têm como foco crimes de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e outros ilícitos conexos. Portes apresentou um painel com o resultado das quatro ações realizadas até agora, que, além de recuperar o dinheiro sonegado, apreenderam 950 cabeças de gado e fizeram aumentar em 60% a emissão e pagamento das Guias de Transporte Animal (GTAs).

“Adotamos postura de enfrentamento a esse tipo de crimes graças ao apoio que o governo vem nos ofertando. Vamos reformar todas as unidades no interior e na capital, para fortalecer nossas ações”, disse Josemar Portes. O delegado destacou ainda a parceria institucional com outros órgãos, como Ministério Público do Acre (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) , Instituto de Defesa Animal e Florestal (Idaf) e Procuradoria Geral do Estado (PGE), que subsidiam as ações do Gecot.

O governador Gladson Cameli disse que sabia que a criação do Gecot iria resultar em dividendos positivos para o Estado. O chefe do Executivo parabenizou toda equipe da Polícia Civil e garantiu a liberação de recursos para os projetos aprovados. “A sociedade e o Estado precisam de vocês. Uma Polícia Civil forte e aparelhada incomoda os criminosos e dá à população a resposta que espera. Quero parabenizar a todos deste setor e manifestar minha gratidão pelo trabalho que estão realizando”, afirmou.

Nova delegacia de Brasileia
Na ocasião também foi apresentado ao governador o projeto de implantação da nova delegacia de Brasileia. A proposta é utilizar o prédio onde funcionava o Banco da Amazônia. O espaço foi avaliado em R$ 250 mil. Segundo Josemar Portes, o Estado vai desapropriar e comprar a área e a Polícia Civil irá executar as obras, cujos recursos já estão em conta.