Policiais penais realizaram mais uma manifestação na Assembleia Legislativa do Estado (Aleac), na manhã desta terça-feira, 10, reivindicando melhorias para a categoria. Entre as demandas apresentadas estão a convocação de candidatos do cadastro de reserva e a aprovação de um auxílio financeiro para os profissionais da área da Segurança pública.
O presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Acre (Sindppac), Éden Azevedo, destacou a urgência das solicitações, especialmente devido ao recesso parlamentar que se aproxima. Segundo ele, a principal reivindicação é a aprovação de uma emenda ao orçamento, apresentada pelo deputado Ian Alunisso, que prevê a inclusão do auxílio no orçamento de 2024.
“A gente também quer que sejam convocados mais policiais do cadastro de reserva. A defasagem em todo Estado é de mais de mil servidores. Como as negociações sobre o PCCR não avançaram, estamos pedindo apoio dos deputados para votar favoravelmente a essa emenda. Hoje é o momento de os deputados provarem que apoiam o funcionalismo público", afirmou Azevedo.
A votação na Comissão de Orçamento e Finanças (COF) está prevista para ocorrer ainda hoje, e, caso aprovada, a matéria será levada ao plenário na quarta-feira, 11. A mobilização conta com a presença de policiais penais efetivos e candidatos do cadastro de reserva, que aguardam convocação para o curso de formação.
“Estamos correndo contra o tempo, pois as votações se encerram essa semana, e depois entraremos em recesso. Estamos confiantes, pois a maioria dos deputados tem demonstrado apoio à nossa causa", concluiu Azevedo.