O secretário de Planejamento e Gestão (Seplag) Ricardo Brandão esteve na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta terça-feira (19) a convite da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) para explanar a respeito do empréstimo de U$ 41 milhões que o Acre quer contrair junto ao Banco de Desenvolvimento Fonplata.
Ricardo Brandão explicou que este recurso vai possibilitar restaurar a rodovia AC-40, do trevo da BR-317 até Plácido de Castro; a construção da ponte de interligação do Bairro 15 com a Regional da Baixada, em Rio Branco; a construção de ponte de interligação entre os bairros Sibéria e Centro, em Xapuri; a urbanização com contenção das margens do Rio Acre, em Rio Branco; a urbanização com contenção das margens do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul e implantação do coletor tronco da bacia do Igarapé Boulevard Thaumaturgo, em Cruzeiro do Sul.
O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) questionou Ricardo Brandão sobre o anúncio feito pelo governador Gladson Cameli da licitação da ponte da Sibéria, em Xapuri. A indagação surgiu porque a ponte da Sibéria é um dos pontos a serem financiados pelo Fonplata, sendo que a licitação já está em curso.
“O governador foi lá, anunciou. Foi lá, está em todos os jornais. Você só pode licitar se você tem dinheiro, é uma regra da administração pública. Foi um anúncio fake, eu já entendi”, disse Edvaldo Magalhães.
Em resposta, Ricardo Brandão disse que em específico em Xapuri, caso não avançasse a operação de crédito, o governo faria mesmo que fosse com recurso próprio do Estado. “O estado iniciando com recurso próprio, quando a operação for contrata [empréstimo], ela repõe”, explicou.