..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Ponte metálica doada ao Acre tem processo de desmonte suspenso pelo Dnit, após ação do MPF

Ponte metálica doada ao Acre tem processo de desmonte suspenso pelo Dnit, após ação do MPF

Uma ponte metálica instalada entre Ribeirão Preto e Jardinópolis - SP, que tinha como destino certo o Acre, após ser desmontada, não virá mais. O anúncio foi feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que suspendeu o processo que resultaria no desmonte. A estrutura metálica é histórica e pertenceu à antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

Uma ação do Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo fez com que o Dnit abortasse o plano. O Dnit informou que o processo de doação da ponte está suspenso. A autarquia analisa as recomendações do MPF.

A recomendação foi enviada oficialmente ao Dnit e ao governo do Acre. O procurador pediu a desistência da cessão e, caso tenha sido iniciada, sua suspensão imediata até a conclusão de inquérito civil público aberto sobre o caso.

O procurador do MPF André Menezes, autor da recomendação, alertou que a medida evitará propositura de ação judicial e eventual desperdício de dinheiro público. Caso os termos não sejam acatados, os gestores responsáveis ficarão sujeitos a medidas judiciais. O governo do Acre também confirmou o recebimento da petição e informou que ela está em análise jurídica.

Esta semana o governador do Acre, Gladson Cameli, chegou a se reunir com militares do Exército para que façam o transporte das estruturas de metal até o Acre. Mas, como a nova decisão do Dnit, o transporte será adiado certamente.