Em virtude da piora da qualidade do ar em Rio Branco ocasionada pelas queimadas, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), resolveu suspender as aulas da rede pública municipal de amanhã, dia 3, até sexta-feira, dia 6. O decreto foi assinado nesta segunda-feira (2) e deve ser publicado em edição do Diário Oficial do Estado.
No decreto, Bocalom afirma que a medida se justifica em virtude da alta poluição do ar, que alcançou nível de partículas poluitivas de 340mg/m³.
“Considerando a necessidade de adotar medidas de resposta para proteger a população rio-branquense em geral da elevada concentração de fumaça, bem como proteger o público que sofre com problemas de saúde, dentre eles: respiratórios, cardiovasculares, especificamente, crianças e idosos”, diz trecho do documento.
No ofício encaminhado às escolas de ensino infantil e creches, informando sobre a suspensão, a secretária municipal de Educação Nabiha Bestene Koury reforça o que disse o prefeito Tião Bocalom no decreto. A iniciativa visa resguardar a comunidade escolar.
“Em decorrência da piora da qualidade do ar, ocasionada pela elevada emissão de fumaça resultante das queimadas, com o intuito de resguardar a saúde dos nossos alunos, informamos que a partir de 03/09/2024 até 06/09/2024, as aulas desta Rede Municipal de Ensino, estão suspensas até ulterior deliberação. Agradecemos a parceria de todos e nos colocamos à disposição para mais informações”, diz a secretária.