..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Por causa da pandemia, líderes no Congresso trabalham para adiar eleições para novembro

Por causa da pandemia, líderes no Congresso trabalham para adiar eleições para novembro

Os líderes da oposição no Congresso Nacional trabalham para que a eleição de outubro deste ano para prefeito e vereadores seja adiada para o dia 15 de novembro e, nos lugares em que houverem segundo turno, fica fixado o dia 6 de dezembro. O adiamento é em virtude da pandemia do novo coronavírus. A informação foi repassada pela líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida.

Com o adiamento da eleição, fica adiado também as convenções partidárias, que devem acontecer de 28 de agosto a 8 de setembro. Também ficam adiados os períodos de vedações e afastamentos.

A posse dos novos prefeitos e vereadores ficou definida para 2 de janeiro de 2021.

A ideia é construir um consenso tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados a respeito do assunto e decidirem ainda esta semana.

Nesta segunda-feira (22), o Senado junto com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se reúnem para debater e fazer ajustes. A reunião acontece às 14 horas (horário de Brasília). O objetivo dos líderes é votar amanhã ou quarta-feira no Senado e já na quinta-feira, 25, aprovar na Câmara.

Perpétua Almeida disse que os líderes trabalham para “deixar dispositivo na lei para eleições suplementares onde houver problemas. Sendo a comissão mista do Congresso (de acompanhamento da pandemia) a responsável para acolher os problemas e indicar ao Congresso as mudanças necessárias a serem adotadas pelo TSE”.