Em um vídeo institucional gravado no Palácio Rio Branco nesta quarta-feira, 18, o governador Gladson Cameli pede ao acreanos que não saiam de casa, lavem bem as mãos várias vezes ao dia e evitem locais com aglomerações de pessoas.
"Só tem um jeito de parar o vírus: evitando que a pessoas tenham contato com ele. Evite locais com muita gente e lave as mãos várias vezes ao dia."
O governador informa que as unidades de saúde continuam funcionando normalmente, mas que é importante que a pessoa só procure uma unidade depois de dois dias com febre e dificuldade de respirar. A orientação tem por objetivo evitar que pessoas sem o vírus sejam contaminadas. Cameli pede ainda que o pânico seja evitado.
"Os hospitais continuam funcionando normalmente, mas para evitar o contágio se você estiver com febre há mais de dois dias e dificuldades para respirar. O coronavírus vai passar. Vamos evitar pânico e se a gente tomar todos os cuidados a vida logo vai voltar ao normal."
Três casos do coronavírus foram confirmados nesta terça-feira, 17, no Acre.
Os dados oficiais apontam que até o momento foram recebidas no Laboratório de Infectologia Charles Mérieux, em Rio Branco, pelo menos 92 amostras, das quais 34 deram resultado negativo e 55 estão sendo aguardadas para o resultado.
O governador baixou um decreto de estado de emergência. A medida suspende as aulas na rede pública de ensino e restringe a aglomeração de mais de 100 pessoas em um mesmo ambiente.
Universidades públicas e privadas e academias também suspenderam suas atividades.
As fronteiras com o Peru e a Bolívia são monitoradas por agentes do Gefron.