No dia do aniversário de Porto Walter, moradores fazem manifestação em prol da abertura da estrada que dá acesso ao município de Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul, Acre. Milhares de pessoas, de forma pacífica, foram às ruas da cidade em busca de uma resposta das autoridades competentes.
A quantidade e a movimentação no município mostram o interesse da população em busca de uma solução. A estrada facilitará o transporte de mercadorias e combustíveis, especialmente durante a seca do rio Juruá, além de proporcionar melhor trafegabilidade aos moradores até os municípios vizinhos.
Zezinho Barbary, ex-prefeito de Porto Walter e atual Deputado Federal, disse que a estrada foi aberta ainda na sua gestão e depois foi dado continuidade com o apoio do governo do estado e a atual gestão.
"Os órgãos ambientais, principalmente, a Funai, alegaram que essa estrada teria passado por dentro da terra indígena. Depois, veio um novo licenciamento do IMAC, onde tomaram todas as providências para tirar o trecho que passava dentro das terras indígenas. Agora, a Funai disse que deve ser feito um estudo de componente indígena, colocando dificuldades. O estado e a prefeitura estão tentando resolver a situação", explica Barbary.