Encerra nesta terça-feira,25,o prazo para adesão ou renovação dos municípios ao Programa Mais Médicos. O edital abriu 6.252 vagas em todo o país. Desse total, 63 vagas beneficiam o Acre.
Os municípios que participaram anteriormente do Mais Médicos precisam manter o cadastro atualizado. Os postos de trabalho estão distribuídos em 2.074 municípios, sendo que mil vagas são inéditas em localidades da Amazônia Legal.
Adesão dos municípios - Os gestores de saúde municipais dos locais indicados no edital devem indicar quantas vagas pretendem preencher. Para adesão ao programa ou renovação, o gestor local dos municípios listados deve preencher o Termo de Adesão e Compromisso. Para isso, deverá acessar eletronicamente o Sistema de Informação e Gestão da Atenção Básica (e-Gestor AB), acessando o link: https://egestorab.saude.gov.br/
Em contrapartida, as prefeituras devem garantir moradia ao profissional do projeto, alimentação e água potável, além de transporte adequado e seguro para o médico se deslocar ao local de trabalho que tiver difícil acesso.
O Ministério da Saúde pede prioridade no direcionamento dos profissionais a equipes de atenção básica que não têm médicos, ou que atendam populações que dependam exclusivamente do SUS e ainda a populações de ribeirinhos, quilombolas, assentados e indígenas.