O ex-BBB Vanderson Brito anunciou nesta semana sua pré-candidatura a vereador de Rio Branco. Filiado ao PDT, Vanderson é professor de biologia, doutorando em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Rosário, Argentina, e dedicou parte de sua vida na docência à educação ambiental e indígena em regiões isoladas do Acre.
Também integrante do movimento secundarista, Brito vê sua entrada na disputa por uma vaga no parlamento mirim como o
"momento certo". Ele não ignora o fato de que o reality show global lhe deu grande projeção e pretende aproveitar esses holofotes da melhor forma: propondo suas ideias.
"O Big Brother foi uma oportunidade incrível e a gente não pode ignorar uma projeção nacional. A gente aproveita a projeção de imagem, lógico, mas para poder projetar as ideias que a gente tem, o que a gente já vem realizando antes. Antes de ser ex-Big Brother eu sou professor, eu sou pesquisador, eu trabalho com educação indígena, com os povos o indígenas, eu sou ambientalista. A gente usa, sim, a projeção para poder, a partir daí, falar das ideias que nós temos."
Vanderson Brito recorda que durante anos o tema sustentabilidade foi trazido à tona no Acre apenas como objeto de uma propaganda superficial sem consistência de uma política pública séria.
Há, segundo o ex-BBB, a necessidade de as pessoas entenderem que preservação ao meio ambiente com sustentabilidade resulta em qualidade de vida.
"Durante anos o Acre viveu o discurso da florestania, da sustentabilidade, mas que nunca passou para políticas públicas de verdade. Eram discursos simplesmente para florear a conversa, agradar o povo de fora, mas que não olhava para a população do Acre. Quando a população perceber que a discussão traz qualidade de vida, traz benefício direto a ela, ela vai sim estar aberta ao debate. Ela é aberta ao debate. Ela só precisa se sentir segura que uma cidade sustentável, que políticas pro meio ambiente vão trazer a ela qualidade de vida, benefício direto. A produção e o meio ambiente podem andar juntos, sim, com respeito, harmonia. Basta tratar o tema de forma honesta e sempre com caráter técnico, não apenas político."
Quando participou do BBB em 2019, Vanderson foi acusado mais de uma vez, inclusive por uma ex-namorada, de agressão física, importunação e até estupro, porém conseguiu provar sua inocência na Justiça e moveu ações contra seus caluniadores. As acusações lhe renderam a desclassificação do reality show da Globo.