O PV não se apressa na construção e composição de sua chapa proporcional, embora saiba que o tempo é curto. O Partido Verde tem seu pré-candidato à prefeitura de Rio Branco, o juiz aposentado Pedro Longo, presidente da executiva municipal da legenda, que promete apresentar um plano de governo cujos projetos e metas possíveis têm como base a sustentabilidade.
A sigla deve contar com 26 candidatos a vereador em Rio Branco. No interior, especialmente nas cidades maiores, o PV também busca formar chapas competitivas e com possíveis alianças alinhadas com o viés ideológico da agremiação.
O pré-candidato a prefeito de Rio Branco, Pedro Longo, defende um debate pré-eleitoral qualificado e entende que para isso o diálogo é o melhor caminho.
"Nós estamos fazendo o dever de que casa que neste momento é a chapa proporcional para candidatos a vereador já bastante avançada com nomes qualificados. Esse é o nosso primeiro passo. Em relação a nossa majoritária nós temos uma recomendação da direção nacional de que em todas a capitais e nos grandes municípios o PV apresente candidatos próprios à prefeitura ou busque protagonismo, participar como destaque das eleições municipais."