Após mais de um mês afastados dos trabalhos legislativos para atender na UTI Covid do Pronto Socorro de Rio Branco e fazer consultas itinerantes nos municípios, o deputado Jenilson Leite (PSB) voltou às sessões da Aleac nesta terça-feira (4). O parlamentar fez um relato da atual situação da pandemia no Acre. Disse que é preciso ficar vigilante para que a curva de contaminação não volte a sofrer ascensão.
“Considerando-se as semanas epidemiológicas, nós estamos numa semana onde o número de casos gerais e o número de óbitos é inferior ao já alcançado durante, por exemplo, outros momentos do mês de julho. Precisamos ficar vigilantes, precisamos nos unir, precisamos continuar vigilantes sobre a questão da flexibilização, os cuidados que temos ter com ela, para que dessa maneira a gente não aumente o número de casos gerais e consequentemente o número de óbitos”, disse o parlamentar.
Jenilson, que tem acompanhado de perto a rotina dos hospitais nesta pandemia, disse que “temos percebido que já não estamos mais naquele arrocho que tínhamos lá atrás. Isso significa que hoje nós temos condição de atender melhor os pacientes que ficam grave, porque a mão de obra dentro dos hospitais, que nós temos disponíveis, ela se dedica mais quando tem um número menor de paciente, quando tem muitos pacientes, a possibilidade humana de cuidar de tantos pacientes doentes diminui”, destaca ele ao falar que o aumento repentino de casos sufoca o sistema de Saúde.