O deputado estadual eleito, Eduardo Ribeiro (PSD), foi o entrevistado do podcast Conversa Franca da última quarta-feira, 29. Eduardo Ribeiro teve voto nos 22 municípios. Ele afirmou que seu compromisso e sua responsabilidade aumentam, com essa confiança expressiva depositada nele.
O novo parlamentar eleito tem 37 anos, casado, pai da Maria Eduarda. Formado em Direito, com mestrado em Direito Constitucional e doutorando na mesma área. Foi assessor jurídico do Sebrae/AC, superintendente do Incra, secretário Municipal de Administração de Rio Branco, candidato a vice-prefeito da Capital nas últimas eleições e agora deputado estadual eleito.
Eduardo Ribeiro defendeu o agricultor familiar. Segundo ele, para que o pequeno agricultor e as cooperativas possam trabalhar de forma eficaz, é preciso a desburocratização fundiária no Estado.
“Eu acho que a gente precisa desburocratizar a questão, com responsabilidade. Eu não estou falando aqui: ‘vai lá e faz de qualquer jeito’. Não é isso, é com responsabilidade, o estado ajudar mesmo. Que o estado seja um parceiro, e que a pessoa não vejam o Estado com receio, mas sim como um parceiro”, disse Eduardo Ribeiro.
Outra iniciativa de Ribeiro é auxiliar os produtores rurais e cooperativas no acesso ao crédito junto aos bancos. “Umas das coisas que mais precisa, sobretudo para o fortalecimento das cooperativas, para o fortalecimento da economia no interior é você trabalhar a questão do crédito. E, para você trabalhar o crédito, você tem que trabalhar a regularização fundiária. Então, por que o banco não quer soltar o dinheiro a um custo pequeno de juro para o produtor trabalhar sem ele ter uma garantia? Então, é preciso a regularização fundiária. Nós temos que criar uma frente de ajuda na regularização fundiária do Estado, nas áreas que são do Estado e nas áreas que são federais. Chama a bancada federal, cria uma frente de trabalho para ver como é que a gente vai trabalhar isso a nível federal, a legislação. E, assim podemos resolver essa questão”, comentou o advogado Eduardo Ribeiro.
Assista a este e outros assuntos em nosso canal do YouTube do Notícias da Hora