O decreto 316, assinado pela prefeita Socorro Neri na semana passada, prevendo o rodizio de veículos pela cidade, já passou pela primeira alteração nesta segunda-feira, dia 18, conforme publicado no Diário Oficial do Acre. Agora, até os advogados poderão transitar sem risco de serem multados.
O novo decreto garante que todas as pessoas que estão trabalhando na prestação de serviços essenciais possam circular normalmente. O documento incluiu ainda mais duas categorias como sendo serviço essencial: profissionais que exercem atividade de segurança privada e cuidadores de enfermos ou idosos.
Os órgãos de trânsito do Estado e Município realizam desde as primeiras horas desta segunda-feira, dia 18, a fiscalização dos motoristas que estão circulando com veículos proibidos de rodarem na cidade em razão do decreto de rodízio determinado pelo
Apesar de o decreto prevê a regra em toda a cidade, a fiscalização dos agentes de transito só ocorre na região central, como mostrou o portal Notícias da Hora, ao vivo, das 7h30min às 08h30min desta segunda. A equipe do jornal foi parada por duas vezes em razão do controle da placa.
Como explicou a Prefeitura de Rio Branco, o rodízio de carros, estabelecido pela gestão municipal em parceria com o governo do Estado tem o objetivo de proteger a população, reduzir a circulação do vírus e preservar vidas, diminuindo o fluxo de pessoas que não estão desenvolvendo atividades profissionais.