Em coletiva, na manhã desta quinta-feira, 30, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), reuniu a imprensa para anunciar a prorrogação do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por conta da alagação do Rio Acre e dos igarapés em Rio Branco.
"Realizamos um estudo e decidimos pela prorrogação do prazo para o pagamento do IPTU. Estamos adotando medidas que possam amenizar o sofrimento do nossos moradores que infelizmente foram atingidos pelas cheias dos nossos mananciais. Estamos trabalhando, fazendo tudo que está ao nosso alcance para atender aquelas famílias que estão desabrigadas", disse o prefeito.
O secretário de Finanças, Wilson Leite explicou que a nova data de vencimento para o pagamento do IPTU será 31/05 para a cota única e para a primeira e segunda parcela.
O pagamento da terceira e quarta parcela ficou para até 30/06. A taxa de Alvará de Funcionamento tem a data limite de pagamento para o dia 31/05.
Wilson Leite explicou ainda como a população deve proceder para emissão dos boletos de pagamento do imposto com a nova data de vencimento.
"Então, a pessoa que optar por esse pagamento, com a nova data de vencimento, ela tem que procurar o site da prefeitura atualizar seu carnê para tirar essas parcelas. Parcela de cota única, a primeira, segunda, terceira e quarta. A partir da quinta ele já pode aproveitar o carnê que foi enviado na sua residência. Os meios de informática que a prefeitura está disponibilizando são os meios mais fáceis de acessar os novos boletos. Tem ainda uma assistente virtual e também o portal da prefeitura. No site mesmo vai permitir que o contribuinte puxar essa essa informação sem nenhuma dificuldade. Também está disponibilizando nos CACs", explicou o secretário.
O vereador James do Lacen (PDT) parabenizou a iniciativa da prefeitura e ressaltou o trabalho de parceria entre o Executivo municipal e o Legislativo.
"É louvável a iniciativa da prefeitura em prorrogar o prazo de pagamento do IPTU e quero ressaltar que, nós, vereadores, estaremos apoiando toda a iniciativa que for para beneficiar a nossa população", afirmou o vereador.