O prefeito de Rio Branco participou, na manhã desta quarta-feira (14), da cerimônia de abertura da Capacitação em Ferramenta GIS (sistema de informação geográfica), aplicada à Gestão Pública, com o uso de mapeamento aéreo dos municípios acreanos. A atividade é voltada para profissionais do direito, de prefeituras do Acre e de secretarias do governo do Estado. A qualificação é uma promoção da OAB/AC e da Associação dos Municípios do Acre (Amac).
O prefeito Tião Bocalom explicou que é um trabalho pioneiro, inclusive em nível nacional, e que uma Associação de Municípios ralizar um trabalho assim é muito bom.
"Estou feliz por ser o presidente de uma associação que é considerada a que mais apoia os municípios de seus estados.”
De acordo com o coordenador executivo da Amac, Marcos Lucena, a Associação já realizou o levantamento de 16 municípios. Ele explica que, primeiramente, é feito um mapeamento aéreo através de drone. Esse mapeamento gera milhares de fotos, criando mosaicos, fazendo ações como: medição de terrenos, ruas e georreferenciar áreas para emissão de títulos.
“Essa é uma ferramenta de gestão, estamos tentando trabalhar com os municípios e isso irá gerar o ponto principal, que é a arrecadação e, em geral, um planejamento mais organizado da gestão.”
Dentre os municípios escolhidos, Capixaba será o projeto piloto.
“Foi uma grande felicidade sermos projeto piloto. Com isso, teremos, na palma da mão, uma radiografia da nossa cidade, em todas as áreas, na saúde, educação, assistência social, em todos os sentidos, principalmente na parte de tributos, onde teremos tudo isso mapeado", concluiu o prefeito de Capixaba, Manoel Maia.