O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, fez uma referência ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a solenidade de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), realizada neste sábado, 1° de fevereiro. Em seu discurso, Bocalom destacou a importância da parceria entre os poderes Executivo e Legislativo e fez uma comparação com a política norte-americana, exaltando o papel do Legislativo na viabilização de projetos governamentais.
"Eu sei que o senhor [governador Gladson Cameli] vai poder continuar, como já falei, contando com esta casa aqui. Depois do que está acontecendo lá nos Estados Unidos, onde o presidente ganha a eleição e ele tinha um grande projeto para ser executado", disse Bocalom, referindo-se ao apoio que o ex-presidente Trump teve do Legislativo americano para implementar suas reformas.
O prefeito fez uma analogia entre o apoio do Legislativo ao governo dos Estados Unidos e a expectativa de que, no Acre, o governador Gladson Cameli também tenha o respaldo dos deputados estaduais para realizar as mudanças necessárias no estado. "Para que ele [presidente] possa executar [seus projetos], ele precisa de uma tranquilidade, que é exatamente a que o Legislativo pode lidar", completou Bocalom, ressaltando que a harmonia entre os poderes é essencial para o sucesso das políticas públicas.
A cerimônia de posse também marcou a eleição da nova Mesa Diretora da Aleac, que será presidida pelo deputado Nicolau Júnior (PP). Ele terá como vice o deputado Pedro Longo (PDT), e os deputados Luiz Gonzaga (PSDB) e Chico Viga (PDT) ocuparão as primeiras e segundas secretarias, respectivamente.