..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Prefeitura atrasa pagamento e empresa suspende obras no Belo Jardim

Prefeitura atrasa pagamento e empresa suspende obras no Belo Jardim

A comunidade do Belo Jardim, em Rio Branco (AC), está revoltada com a decisão do Consórcio CAD & Elo de paralisar as obras de pavimentação e drenagem na Rua São José/Judia iniciadas em abril passado. O serviço, contatado pela Prefeitura de Rio Branco, está com os pagamentos atrasados desde o mês de maio. A prefeitura confirma a situação.

A denúncia, feita pela empresa ao vereador Mamed Dankar (PT), vai além e revela que o projeto da obra teria erros que, se não forem corrigidos, deixarão a população no prejuízo. Só de recursos próprios do Município, o consórcio tem mais de R$ 400 mil para receber. Além disso, outros R$ 800 mil, provenientes do Calha Norte, também estão emperrados.

“A obra está parando por conta disso. O empresário diz que o projeto tem erros. Ele está disposto a conversar com a gente. Está há quatro meses trabalhando fiado porque não está recebendo. Meu assessor foi lá checar, e até então está tudo parado. A obra começou em 26 de abril, passou um mês parado por falta de pagamento, e agora parou de novo”, diz o parlamentar.

O Notícias da Hora teve acessoa aos ofícios enviados ao secretário de Obras e Mobilidade Urbana, Marcos Venício Holanda. A documentação confirma que a empresa tentou por diversas vezes resolver o problema, contudo, sem resposta positiva por parte da secretaria municipal. O proprietário do consórcio, Demi Sangello da Silva, que é quem assina os pedidos.

Ainda em setembro, ao solicitar o reajuste nos valores de pagamento, e a celeridade no repasse dos valores, Sangello alerta para a chegada do inverno: “Informamos que para uma obra ser executada é imprescindível que os serviços executados sejam pagos”. E vai além, deixando claro que com o atraso, a chuva por prejudicar a qualidade do serviço.

“Vale ressaltar que o inverno está próximo e se dermos continuidade para que seja feito todo o serviço até o final de setembro, estaremos comprometendo a qualidade da obra por falta de pagamento.Vale ressaltar a importância da conclusão da obra no período previsto (…), problemas de assalto e furtos no canteiro de obras, também compromete a execução da mesma”, pontua.

Em nota, a Prefeitura de Rio Branco não deu prazo para pagar a dívida que mantém com o consórcio, e resolver definitivamente o problema dos moradores da região do Belo Jardim, que com as obras, terão, teoricamente, boa trafegabilidade entre a comunidade e o bairro Canaã, já próximo ao Centro da cidade.

“A parte da obra que cabe à Prefeitura já foi realizada e uma medição do trabalho que foi executado está seguindo os tramites administrativos para que o pagamento da empresa seja realizado nos próximos dias. A Seinfra também informa que a conclusão da pavimentação deve ocorrer até novembro”, diz a nota da pasta.