A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), deu início nesta sexta-feira, 21, às discussões sobre a melhoria das condições de saúde dos trabalhadores nos ambientes laborais. O evento, realizado no auditório do Instituto Federal do Acre (IFAC), reúne representantes de diversas categorias profissionais para debater propostas e soluções para a área.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Ribeiro, destacou a importância do apoio da Prefeitura e elogiou a atual gestão por valorizar o tema, tornando Rio Branco a primeira capital do país a realizar as etapas preparatórias para a conferência.
“Eu quero agradecer todo o apoio da Prefeitura, através do prefeito Tião Bocalom. Rio Branco é a primeira capital do Brasil a realizar essas etapas preparatórias. Nós estamos reunindo as comunidades das regionais e o apoio da Prefeitura é muito importante para trabalhar a saúde do trabalhador, seja ele do setor público, privado ou autônomo. Então, é fundamental trazer a comunidade para discutir melhorias", afirmou Ribeiro.
O prefeito Tião Bocalom, que esteve presente no evento, reforçou o compromisso da gestão municipal com a valorização dos trabalhadores e a importância da iniciativa.
“Sem dúvida nenhuma! O trabalhador é fundamental no processo da gestão pública e privada. Quanto melhor sua saúde, maior será seu rendimento. Quando a gente se preocupa com a saúde do trabalhador, queremos também um serviço de maior qualidade para a população. Essa conferência é muito importante, e a Prefeitura está à disposição para contribuir", destacou o prefeito.
As propostas discutidas nesta primeira etapa serão avaliadas em uma nova conferência nos dias 10 e 11 de abril, no auditório da Estácio UNIMETA. Nesse evento, as sugestões serão deliberadas para compor planos de ação tanto no âmbito estadual quanto municipal, fortalecendo políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador.