A Prefeitura de Rio Branco anunciou na manhã desta quarta-feira, 4, a convocação de 94 aprovados no Concurso Público nº 001/2024 para reforçar a rede municipal de Saúde. Do total, 86 vagas são destinadas à ampla concorrência e 8 para candidatos que se declararam pessoas com deficiência, consolidando o compromisso da gestão com a inclusão e a valorização dos servidores efetivos.
As novas convocações abrangem cargos estratégicos para diferentes áreas de atuação, entre eles: auxiliares de saúde bucal, auxiliares de farmácia, cirurgiões-dentistas, enfermeiros obstetras e estomaterapeutas, farmacêuticos, médicos em várias especialidades, psicólogos especialistas em neuropsicologia, técnicos de laboratório, técnicos de enfermagem e terapeutas ocupacionais.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a chegada desses profissionais vai fortalecer a atenção básica, os atendimentos especializados e os serviços de apoio, ampliando a capacidade de atendimento e assegurando maior qualidade no cuidado à população.
O secretário de Saúde, Rennan Biths, destacou que a convocação representa mais um avanço no fortalecimento da rede. “Mais uma etapa do concurso da saúde, então o prefeito está convocando mais 94 profissionais que vêm para fortalecer o trabalho da rede municipal. O nosso desafio é levar dignidade à população, reestruturando unidades e garantindo profissionais qualificados. Só este ano, já foram entregues mais de 40 unidades reformadas e reequipadas, e agora reforçamos o principal: o recurso humano”, disse.
Entre os convocados, 15 são médicos, incluindo clínicos gerais, especialistas da saúde da comunidade e duas ginecologistas, que irão atuar no ambulatório materno-infantil, fortalecendo os serviços voltados à saúde da mulher. Além disso, técnicos de laboratório, técnicos de enfermagem, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e psicólogos também integrarão a equipe.
O prefeito Tião Bocalom ressaltou a importância da medida como parte de uma gestão comprometida com a eficiência do serviço público.
“O importante é que mostramos que, quando se quer fazer gestão voltada para atender a população, é possível. Estamos chamando efetivos para não depender de contratos provisórios. Somando este chamamento com os anteriores, já são centenas de profissionais integrados à rede. Isso mostra que conduzimos a administração com seriedade e foco no bem-estar da população”, afirmou.