..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Prefeitura de Rio Branco faz entrega dos kits de literacia familiar ‘Programa Conta pra Mim’

Prefeitura de Rio Branco faz entrega dos kits de literacia familiar ‘Programa Conta pra Mim’

Pensando no desenvolvimento da primeira infância, a prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), fez na tarde de quarta-feira,09, a entrega dos primeiros kits do programa ‘Conta pra Mim’, em parceria com o Programa Criança Feliz. A ocasião foi celebrada no auditório do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Cidade Nova.

Rio Branco é uma das vinte e sete cidades do Brasil escolhidas pelo programa para fazer parte do projeto piloto e recebeu 750 kits de literacia familiar do Governo Federal, que consiste em aplicar no dia a dia, nas convivências entre pais e filhos, práticas que estimulam a leitura e a convivência familiar. Os kits contém vinte livros infantis e materiais orientativos, tratativas para elaborar e executar uma ação conjunta envolvendo as políticas públicas de Educação e Assistência Social.

O secretário em exercício da SASDH, Francisco Bezerra, analisa que esse projeto, além de ajudar no desenvolvimento da leitura das crianças, também aproxima a família proporcionando boas relações. “Estamos em um mundo de correria, às vezes as crianças ficam sozinhas, essas histórias são resgates culturais. Os pais estarão envolvidos e muito mais próximos de suas crianças”.

WhatsApp_Image_2022-11-09_at_18.42.40.jpeg

Osvaldo Angelo, coordenador municipal do Programa Conta pra Mim, complementa ao dizer que "isso faz um resgate onde os pais sentam com os filhos e criam o envolvimento afetivo e emocional entre as crianças, os pais e irmãos”.  

“Estamos levando para as casas a contação de histórias e essa é uma das prioridades do programa, o incentivo e o estímulo da leitura na primeira infância. É muito gratificante e esperamos que esses kits tragam para as crianças bons resultados e grandes oportunidades futuras”, discorre Mircleide Mota, coordenadora do Programa Criança Feliz,    

WhatsApp_Image_2022-11-09_at_18.42.39-2.jpeg

Ivan Ferreira, diretor de Planejamento Social e Operacional, complementa ao dizer que até final de novembro todos os oito Cras que comportam o Programa Criança Feliz estarão com seus kits em mãos.    

“Vamos bater a meta de entrega dos kits nos nossos oito programas instalados, sendo três no segundo distrito e cinco no primeiro distrito”, finaliza.  

O projeto inicial é celebrado de um Acordo de Cooperação Técnica - ACT entre a Secretaria de Alfabetização - Sealf do Ministério da Educação – MEC e a Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância – SNAPI do Ministério da Cidadania.