Espaço será dedicado à valorização dos artistas locais, com foco no forró e nas quadrilhas juninas
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação de Cultura e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), realizou na manhã desta quarta-feira, 9, a inauguração da Casa da Cultura Quadrilhódromo. O novo espaço cultural, localizado no estacionamento da Arena da Floresta, no Segundo Distrito da Capital acreana, tem como objetivo fortalecer a cultura popular, especialmente o tradicional forró e as quadrilhas juninas.
O prefeito Tião Bocalom destacou, durante seu discurso, os avanços na área cultural desde o início de sua gestão. “Desde quando nós entramos na prefeitura, nós procuramos valorizar o esporte, mas também valorizar muito a cultura. Todo mundo se lembra que quando nós chegamos na prefeitura, o orçamento da cultura era 300 mil reais por ano. Nós chegamos a 2 milhões e meio em 2023, e 2024 algo próximo disso”, afirmou.
O chefe do Executivo reforçou que a nova casa será um espaço dedicado aos artistas locais. “A prova maior está aqui agora, um espaço dedicado, exclusivo, àqueles que fazem cultura, àqueles que fazem movimentos no sentido de alegrar a vida das pessoas”, disse o prefeito. Ele ainda aproveitou para anunciar que o Festival da Macaxeira está previsto para acontecer em outubro, com investimento de R$ 368 mil, sendo a maior parte dos recursos oriundos de emenda parlamentar do senador Sérgio Petecão.
Já o presidente da FGB, Klowsbey Pereira, enfatizou a importância simbólica e prática do espaço para os grupos de cultura popular. “Era um sonho, principalmente dos quadrilheiros, ter um local próprio, apropriado, para fazerem seus cursos, suas palestras, seus workshops. É uma conquista significativa para todos os fazedores de cultura do município”, destacou.