Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Malária, celebrado nessa terça-feira (25), a Prefeitura de Rio Branco, visando a importância da conscientização e prevenção acerca da doença, realizará nesta sexta-feira (26), uma ação alusiva à data na escola Capitão Edgar Cerqueira Filho - Br 317, km 35, sentido Boca do Acre, das 8h às 16h.
Segundo o Ministério da Saúde, a malária é uma das doenças de maior impacto na morbidade e mortalidade da população dos países situados nas regiões tropicais e subtropicais. No Brasil, a Região Amazônica é considerada uma área endêmica, registrando 99% dos casos autóctones. Em outras regiões, estima-se que sejam 80% de casos.
Em Rio Branco, no ano de 2022 foram realizados 2.888 exames para diagnóstico de pacientes com suspeita da doença, destes, 368 tiveram diagnóstico confirmado. Do total de casos confirmados, apenas 28 foram autóctones, ou seja, que tiveram como local provável de infecção o município de Rio Branco.
No primeiro trimestre de 2023 já foram realizados 1.453 exames, 65 confirmaram o diagnóstico de malária. Comparando o cenário de 2023 com igual período de 2022, a redução no total de casos confirmados foi de 35%, no que tange a casos autóctones, a redução fora de 25%.
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Leandro Siqueira, o cenário é de redução na incidência de casos e coloca o município em consonância com os objetivos do Programa Nacional de Combate à Malária, que objetiva a eliminação da doença no país.
“O município mantém as estratégias de controle vetorial, a oferta do serviço de diagnóstico e de tratamento em todas as Uraps e em mais duas UBS da rede municipal de saúde. Com investimentos recentes na aquisição de microscópios, executa busca ativa nas localidades com maior número de casos confirmados, recentemente realizou a distribuição de cortinados impregnados na comunidade rural Baixa Verde, por se tratar de uma localidade onde se mantém a transmissão de malária”, explicou.
Siqueira enfatizou ainda que a ação desta sexta-feira será muito importante, pois uma equipe de saúde estará na escola realizando palestra e entrega de material educativo para a comunidade escolar, exposição sobre o uso correto dos cortinados, apresentação do mosquito vetor e do parasito em microscópio, exibição de armadilhas utilizadas para coleta do mosquito, realização de exames em sintomáticos e aplicação da vacinação para Covid-19 e Influenza.
“Nosso objetivo é informar e orientar a comunidade escolar sobre os aspectos gerais da malária: modo de transmissão, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção para conhecerem o ciclo de transmissão da doença e ajuda nas estratégias de controle”, finalizou o diretor.