Aprovada na Câmara de Vereadores de Rio Branco, a Lei que permite o poder público municipal a contratação de profissionais na área da saúde por meio de chamamento público foi sancionada na manhã desta quinta-feira, 12, pelo prefeito Tião Bocalom.
A medida visa diminuir a burocracia na contratação dos profissionais até que o município lance concurso público geral, que está previsto para outubro 2023, além de reforçar o corpo de profissionais que atuará na atenção básica.
"Um concurso público demora no minimo um ano para ser preparado, e precisamos resolver esse problema de forma célere e o mais importante é que vamos ter médicos e outros profissionais em todas as unidades de saúde de Rio Branco", esclareceu Bocalom.
A secretária Municipal de Saúde, Sheila Andrade, afirmou que a medida tem validade de seis meses renováveis por igual período. Andrade afirmou ainda que a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nos próximos dias estará lançando seis frentes de serviços para reforma e ampliação de unidades de saúde.
"Essa medida que tem validade de seis meses, podendo ser renovada por mais seis meses, beneficiará diretamente a população. Nosso compromisso é com a população que usa o nosso serviço de saúde. Serão mais de 260 profissionais, sendo que deste 58 são médicos", disse a secretária.
O prefeito anunciou que até o final do ano a prefeitura estará lançando concurso público para diversas áreas do município.