Após autorização da prefeitura de Rio Branco, o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), lançou nesta segunda-feira, 14, o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), da autarquia, que objetiva renegociar dívidas do contribuinte com o poder público municipal.
De acordo com Enoque Pereira, em 19 meses, a dívida acumulada de usuários com o Saerb já chega a R$ 50 milhões.
"Apresentamos uma proposta que foi autorizada pelo prefeito e agora estamos lançando o Refis do Saerb, que tem por objetivo oferecer alternativas de renegociação ao usuário e assim diminuir significativamente a dívida junto ao órgão, que já chega a R$ 50 milhões. Esse dinheiro é empregado diretamente nas melhorias e expansão na rede e distribuição, além da compra de insumos e materiais", comentou Pereira.
Os descontos oferecidos pelo Refis do Saerb variam de 55% a 95% para o pagamento em cota única.
"Estamos com várias opções de negociação. O usuário pode parcelar a sua dívida em até 20 vezes, o que renderá um desconto de 55% nos juros e multa. Quem optar pelo parcelamento em 15 vezes, o desconto é de 70% dos juros e multas. Em 10 parcelas o desconto dos juros e multas é de 85% e para pagamentos em 05 parcelas o desconto é de 90%. Agora, quem optar pelo pagamento em parcela única o desconto chega a 95%", explicou Enoque Pereira.
Postos de negociação estão montados na rede de supermercados Arasuper e também na OCA.
O empresário, Adem Araújo parabenizou a prefeitura pela iniciativa, e afirmou que a empresa sempre apoiará as boas práticas e iniciativas voltadas para bem-estar da população.
"Nós sempre somos parceiros das boas iniciativas e sabemos que esse trabalho que o Saerb está fazendo agora tem, além da recuperação fiscal, o objetivo de educar a população e melhorar ainda mais a eficiência do serviço prestado pelo órgão. Tem que ter receita para que os serviços aconteçam a contento, portanto estaremos apoiando sempre essas iniciativas", enfatizou o empresário.
A população com débitos junto ao Saerb terá um prazo de 60 dias para regularizar a situação por meio do Refis.