..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Prefeitura planeja o desenvolvimento da bacia leiteira de Rio Branco por meio do Programa Café com Leite

Prefeitura planeja o desenvolvimento da bacia leiteira de Rio Branco por meio do Programa Café com Leite

Na tarde desta quinta-feira (20), o prefeito de Rio Branco recebeu em seu gabinete o secretário Municipal de Agropecuária, Eracides Caetano, o médico veterinário Eduardo Reis e o engenheiro Florestal Luciano Alves para tratarem sobre desenvolvimento da bacia leiteira do município, por meio do Programa Café com Leite

O objetivo da prefeitura é promover o desenvolvimento das propriedades rurais de pecuária de leite do município, através do aumento de produtividade, por meio do melhoramento do uso de tecnologias. 

“A secretaria está fazendo esse acompanhamento técnico aos produtores, melhoria da fertilidade de solo, pastejo rotacionado, melhoria das pastagens, da nutrição da sanidade, até chegar na questão genética que a secretaria tem fomentado com  a Universidade Federal do Acre”, explicou o médico veterinário Eduardo Reis. 

Na reunião, também foi apresentado o panorama atual da bacia leiteira municipal, onde a equipe da Seagro,  realiza um trabalho de melhoramento de pastagens, análise de sólo, entre outros.

 “Nós começamos no mês de maio do ano passado e hoje temos já 22 produtores trabalhando. A gente está incentivando o produtor a plantar o café e trabalhar com o leite. Todo lugar que desenvolveu a agricultura é café com leite, então a gente está implementando esse programa”, explicou o secretário.

Para o prefeito, o trabalho realizado cumpre as metas da gestão de incentivar a sustentabilidade da produção rural.  

“Eu sempre disse que nós precisamos ter café e leite na pequena propriedade. Então o leite é fundamental para manter as despesas da propriedade durante o ano todo e o café é a famosa poupança. Por isso nós estamos idealizando um programa para o ano que vem, e já vamos colocar no orçamento, o Programa Café com Leite”, concluiu.