As prefeituras acreanas recebem nesta quinta-feira, dia 30, um total de R$ 23 milhões referente ao último repasse do mês de janeiro, do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor é 12% menos que o depositado em janeiro do ano passado.
Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, o valor de R$ 23 milhões é bruto, e ainda não prevê os descontos como o do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
No Acre, a cidade que mais receberá recursos é Rio Branco, a capital do estado, que tem quase 400 mil habitantes. Esse dinheiro é utilizado para investimentos e também para o pagamento da folha de pessoa que faz a máquina dos municípios girar.
O ano de 2020 começou com informações muito preocupantes para os atuais gestores municipais: com o aumento do piso nacional do magistério público de 12,84% e a confirmação de queda da transferência do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de receita para grande parte dos Municípios.