Com a cassação do prefeito Ilderlei Cordeiro pelos desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC) na tarde de hoje (12), o presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, vereador Clodoaldo Rodrigues (Progressistas), deverá assumir o comando da Prefeitura nos próximos dias.
Os membros do TRE/AC mantiveram, integralmente, a decisão da tomada em primeira instância.
Clodoaldo Rodrigues deverá ser notificado nas próximas horas a respeito da decisão. Além de Ilderlei Cordeiro, o vice dele, Zequinha Lima, também foi cassado. Eles tiveram, ainda, os direitos políticos suspensos por 8 anos.
O Notícias da Hora tentou contato com Clodoaldo, mas ele não atendeu as nossas ligações. No aplicativo de mensagem WhatsApp, o parlamentar visualizou nossas mensagens, mas não respondeu até o fechamento desta edição.
Confira como será o processo de escolha do novo prefeito
Diante da cassação do prefeito Ilderlei Cordeiro, tão logo seja publicada a decisão no Diário da Justiça Eletrônico, o presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, o vereador Clodoaldo Rodrigues, deverá assumir o comando do município.
Contudo, Clodoaldo só ficará no cargo até a eleição indireta que será convocada. O processo de escolha do novo prefeito será realizado internamente, entre os vereadores. Os partidos escolhem, em convenção, os candidatos, mas na hora do voto, só vale a opinião dos parlamentares, que, teoricamente, são representantes da população.
A expectativa é de que o MDB mantenha o comando da prefeitura e um aliado do ex-prefeito Vagner Sales. Fala-se que já há nomes como o do vereador Romário Tavares, ex-presidente da Câmara, ou mesmo do filho de Sales, pré-candidato à prefeitura, Fagner Sales.