..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Presidente da Fundhacre comemora mutirão de cirurgias e a volta de transplante de rins

Presidente da Fundhacre comemora mutirão de cirurgias e a volta de transplante de rins

O convidado do Podcast Conversa Franca desta quarta-feira, 12, que é transmitido pela TV e Rádio Juruá as segundas de 11:00 as 12:00 através do Canal 10.1 em toda região do Juruá , e na capital TV A Critica canal 9.1 foi o presidente da Fundação Hospital do Acre, João Paulo Silva, que comanda a unidade há pouco mais de 2 anos.

João Paulo nasceu em Tarauacá, é formado em Psicologia e fez especialização em Micropolítica e Gestão do SUS.

Ele assumiu a árdua missão de administrar a Fundação, tendo que criar mutirões e projetos na unidade para diminuir a fila gigantesca de cirurgias e exames.

Em um ano, o mutirão de cirurgias já atendeu 2.394 pessoas que aguardavam por uma intervenção cirúrgica, sendo estes nas especialidades de cabeça e pescoço, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, gastroenterologia, cirurgia ginecológica, urologia e vascular.

João Paulo Silva comentou que através destes mutirões continuados conseguiu amenizar a longa fila de cirurgias do complexo de saúde.

“Hoje a gente conseguiu dar uma vazão bem significativa em cirurgias de vesícula e, no entanto, até a parte das pessoas que procuravam e abordava o próprio hospital diminuiu bastante. A cirurgia pediátrica foi uma grande ação e um grande ponto inovador para nós também enquanto hospital, nós encontramos quando nós pedimos para a Secretaria de Saúde, para a secretaria nos encaminhar pela regulação que tinha dentro da necessidade de cirurgia pediátricas. Nós ficamos encantados porque nós descobrimos que tinha muitas crianças aguardando cirurgias que foram feitas pela especialidade, a cirurgia geral. No caso da pediatria, nós já passamos de 100 crianças atendidas no mutirão", informou.

O presidente também comemorou o décimo transplante de fígado realizado na unidade.

“Nós chegamos ao décimo transplante esse ano, chegamos ao décimo transplante de fígado na Fundhacre e aproveitando aqui a lacuna, estamos finalizando o processo de retorno do transplante renal. Só que é um pedido, pois é uma cobrança e associação e que eu sempre falo que o serviço e o movimento social ele tem um papel crucial, os conselhos de classe e as associações e nós estamos trabalhando diuturnamente, Fundação vem trabalhando para o retorno do transplante de rins no estado do Acre," acrescentou.

Assista a este e outros assuntos no podcast Conversa Franca através do link