O presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, que havia assumido a chefia da estatal em 14 de abril deste ano, caiu após ficar pouco mais de um mês no cargo.
Na noite desta segunda (23), o Ministério de Minas e Energia divulgou nota agradecendo a Coelho pelos “resultados alcançados em sua gestão” e anunciou o nome de Caio Mário Paes de Andrade (foto) para exercer a presidência da estatal.
Assessor de Paulo Guedes, Paes de Andrade é secretário de desburocratização do Ministério da Economia e já foi diretor-presidente do Serpro, o serviço federal de processamento de dados.
O novo indicado para a presidência chegou a ser cogitado para assumir a estatal depois da desistência do consultor Adriano Pires. Na época, o nome de Coelho —indicado por Bento Albuquerque, que depois seria demitido do Ministério de Minas e Energia— prevaleceu.
A alta de preços dos combustíveis, com seu peso na inflação, vinha fazendo com que a Petrobras fosse alvo dos ataques de Jair Bolsonaro, que disputa a reeleição em outubro. Em uma live, o presidente chamou de “estupro” o lucro da estatal.