..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Procurador recomenda Fernanda Hassem a adotar medidas preventivas contra a covid-19 e vê omissão na divulgação de dados sobre a doença

Procurador recomenda Fernanda Hassem a adotar medidas preventivas contra a covid-19 e vê omissão na divulgação de dados sobre a doença

Francisco Valadares Neto é procurador do Município de Brasileia. O caso ficou em evidência após o Notícias da Hora relatar o fato, por meio de um posicionamento do médico Fabrício Lemos, que atua na linha de frente no combate à covid-19

Após declarações do médico Fabrício Lemos, alertando sobre um possível surto de covid-19 em Brasileia e a proximidade da realização do Carnavale, festa carnavalesca fora de época, que começa amanhã, 1º, o procurador do Município, Francisco Valadares Neto recomendou que a prefeita Fernanda Hassem (PT) adote providências.

De acordo com Valadares Neto, Fernanda Hassem deve solicitar “a apresentação de comprovante de vacinação contra covid-19 (com três doses); uso de máscaras N95 (ou equivalente); medição de temperatura e uso de álcool em gel ou álcool aos foliões.

O procurador salienta que o documento com as recomendações foi enviando, também, para o Ministério Público, Governo do Estado e Câmara Municipal, além de órgãos públicos envolvidos na organização do carnaval fora de época.

O Notícias da Hora trouxe o caso à tona após o médico Fabrício Lemos se manifestar em rede social sobre o assunto. Fabrício Lemos atua diretamente no enfrentamento à covid-19. Esteve presente em todas as ondas da doença no Acre.

Falhas na transparência

Francisco Valadares Neto apontou ainda que não há informações atualizadas sobre a covid-19 no portal de Transparência da Prefeitura de Brasileia. As informações são de abril e maio de 2021, ou seja, mais de um ano que não são atualizadas, o que ajuda a fortalecer o posicionamento de Fabrício Lemos e enfraquecer a defesa feita pela gestão municipal de que não há o surto evidenciado pelo médico.

“Procurei, em razão das contradições, obter os números da covid-19 no Portal de Transparência municipal, não sendo possível extrair dados atuais (as últimas atualizações foram realizadas nos meses de abril e maio de 2021). Em razão das informações desencontradas e com fins de prevenir responsabilidades e preservar a saúde e vida de pessoas, via do OFÍCIO N. 080/2022/PMB/PJM de 30/6/2022, sugeri a prefeita Fernanda Hassem (PT) que adotasse medidas, em sendo realizadas atividades públicas com aglomerações no âmbito municipal”.