..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Produtores rurais agradecem atenção do senador Alan Rick na discussão da Crise da Pecuária

Produtores rurais agradecem atenção do senador Alan Rick na discussão da Crise da Pecuária

“Saio daqui esperançoso de uma solução para nos recuperarmos dessa crise e também com o sentimento de gratidão ao senador Alan Rick. É muito importante saber que temos um senador que realmente está nos representando, que olha de verdade para a comunidade.” – foi o que disse o produtor rural Osdemir Santos, de Porto Acre. Ele e produtores de vários municípios acreanos participaram, nesta sexta-feira, 15, de um encontro realizado pela Federação de Agricultura e Pecuária (FAEAC) que tratou da “Crise do Boi”, e também da posse do Senador Alan Rick como presidente da Comissão de Agricultura do Senado.

Os produtores de todo o país amargam a desvalorização da arroba do boi e não conseguem recuperar o investimento que fizeram quando bezerros e insumos estavam mais caros do que o valor atual do boi gordo. No Acre, de acordo com o presidente da FAEAC, Assuero Veronez, são mais de 14.000 pequenos pecuaristas que fizeram esses investimentos através de financiamentos bancários e agora não conseguem pagar.

“O grande, que está capitalizado, está até ganhando dinheiro. Nossa preocupação é com o pequeno, tomador de crédito, que representa mais de 80% dos produtores aqui do estado. É o pequeno que não vai conseguir se recuperar se continuarmos nessa situação. E a perspectiva é que a baixa dure até 2025.” – afirmou Veronez.

A solução apontada pelo senador Alan Rick (União Brasil) e pelo presidente da FAEAC é a prorrogação das parcelas e a ampliação da carência desses financiamentos. Como presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, Alan Rick já iniciou tratativas junto aos bancos de fomento e conta com o apoio do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

“Tive uma primeira conversa com o ministro Fávaro, já levantando a importância de o governo federal publicar medida provisória neste sentido, que já terá validade imediata, para na sequência podermos prorrogá-la no Senado. Também já aprovamos o requerimento para que ele compareça na CRA para ampliarmos esse debate junto com os bancos.” – explicou.

O produtor rural José Carlos também avaliou positivamente a iniciativa de realizar o encontro. “Muito oportuno o protagonismo do senador Alan e do Assuero, presidente da Federação. Vimos também que todas as instituições, bancos oficiais de fomento, estão dispostos a reavaliar esse quadro todo e tratar dos negócios em cima dessa nova realidade.” – disse.

O encontro desta sexta-feira reuniu ainda o superintendente da Caixa Econômica Federal, Thiago Assis Pires, o superintendente comercial do Banco do Brasil, Daniel Rondon, o vice-presidente da Credisis – Capitalcredi, Edilson Araújo, o superintendente do Banco da Amazônia (BASA), Edson Souza, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre (OCB/AC), Valdemiro Rocha, o prefeito de Plácido de Castro, Camilo da Silva (PSD), o deputado federal Coronel Ulysses (União Brasil), o deputado estadual Emerson Jarude (Novo), o secretário de Estado de Agricultura, José Luís Tchê, o secretário adjunto de Estado de Agricultura, Edivan Azevedo; e ainda vereadores do Bujari e de Senador Guiomard.