..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Profissionais do Sistema Público de Comunicação participam de 1º Encontro de Assessores

Profissionais do Sistema Público de Comunicação participam de 1º Encontro de Assessores

Visando capacitar os profissionais de jornalismo que atuam no Sistema Público de Comunicação do Estado, a Secretaria de Comunicação (Secom), realizou na manhã desta segunda-feira 16, o 1º Encontro de Assessores, no auditório da Universidade Meta (Unimeta). Na ocasião, foram realizadas oficinas de capacitação em fotografia, produção de texto e designer gráfico, além de uma palestra ministrada pelo professor universitário Gilberto Lobo, que falou sobre a comunicação pública e os desafios da vida real.

A secretária de comunicação, Silvânia Pinheiro, agradeceu a presença em massa dos profissionais do sistema destacando o esforço desempenhado durante o ano em cada assessoria. Ela pediu a continuidade dos trabalhos com o mesmo espirito de contribuição. “Eu olho para cada um aqui e vejo que temos profissionais que realmente exercem o papel social de comunicar, que é a nossa obrigação enquanto assessores do sistema público, é trabalhar para a sociedade. Esse é o espirito. O encontro vai servir para melhorar o que vocês já sabem fazer de melhor e capacitá-los ainda mais”, destacou a secretária durante a abertura.

Para o palestrante Gilberto Lobo, mesmo os mais desavisados sabem que o mundo está passando por uma verdadeira revolução nos meios de comunicação. Segundo ele, a internet é um dos principais causadores dessas mudanças, afetando as mais diversas áreas e criando novas interações, oportunidades e ferramentas de comunicação.

“A ideia foi discutir sobre as mudanças nos últimos anos, principalmente para a assessoria de comunicação com a chegada das redes sociais, que é uma excelente ferramenta que dá a oportunidade de ter um relacionamento mais próximo com o público. Falamos sobre gerenciamento de crise, disseminação de informações e a importância de os profissionais utilizarem essas informações de forma correta. Quem sabe se comunicar tem garantia de um bom serviço”, disse o palestrante.

A assessora da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Katiúscia Miranda, participante do evento, parabenizou a iniciativa destacando o estimulo a produção dos setoriais, “Nós precisávamos desse contato com a equipe de comunicação. Além de estimular a nossa produção, estreita as relações entre as secretarias e instituições governamentais. Também me identifiquei muito com a fala do palestrante e da Silvania. Sobre as oficinas acho que podem ser mais aprofundadas com mais tempo para colocá-las na prática”, finalizou.

Para Elenilson Oliveira da assessoria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, foi um momento para reflexão das práticas do jornalismo, em assessoria de comunicação. “Temos desafios diários, pois a comunicação pública, assim como nos demais ambientes, não se faz de qualquer jeito, mas sim com planejamento, compromisso e ética. Além disso, foi uma oportunidade para compartilhar as nossas vivências com os colegas, o que nos proporcionou ganhos valiosos”, explica.

As oficinas de fotografia e de designer gráfico foram ministradas pelos profissionais da Secom, Marcos Vicentti e Edgar Santos, respectivamente. O conteúdo de produção textual foi voltado para os assessores que escrevem conteúdos para a Agência de Notícias do Acre, o qual foi ministrado pelas editoras Renata Brasileiro e Nayara Lessa, e pela revisora Golby Pullig. Os participantes receberão certificados de participação no evento.