..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Programa idealizado por Rosana Gomes leva atendimento de fisioterapia em casa para pessoas acamadas

Programa idealizado por Rosana Gomes leva atendimento de fisioterapia em casa para pessoas acamadas

De olho no bom atendimento de Saúde prestado à população de Senador Guiomard, a prefeita Rosana Gomes determinou a implantação do Programa de Atendimento Domiciliar de Fisioterapia. O objetivo é atender pacientes acamados.

Dos quatro profissionais de fisioterapia disponíveis para atendimento nas unidades de Saúde, um deles ficará destinado a atender este público. Nas unidades, os atendimentos em fisioterapia estão disponíveis na Ilson Ribeiro e Maria do Socorro.

Para ter acesso ao Programa, o paciente precisa de uma avaliação de um profissional médico, que pode ser feita pelo médico da família, ou de um fisioterapeuta. Atualmente, são feitas, em média, 30 visitas por semana.

NOQUINA3

O serviço de fisioterapia é oferecido a pacientes sem condições de mobilidade, situação de vulnerabilidade, idade, tipo de doença e que não necessitam de internação. É uma modalidade de atendimento programada. Além disso, por conta da alta demanda, o serviço pode gerar lista de espera.

O Programa tem sido importante no auxílio a pessoas carentes, que em sua maioria não tem condições de deslocamento nem financeiro para pagar pelas sessões.

A dona de casa Maria Janice disse que a iniciativa da prefeitura de Senador Guiomard é salutar. O esposo dela é atendido pelo programa. A fisioterapeuta Alexandria Jardim presta o atendimento à família. Maria Janice conta que com o trabalho de Jardim, o marido voltará a se restabelecer. “"Eu sei que com esse trabalho que ela (Fisioterapeuta) tá fazendo ele vai focar bom".

NOQUINA2

José Benedito, 86 anos, caiu de bicicleta ano passado, passou por cirurgia, é aposentado e ficou sem condições de mobilidade. Quando começou ser atendido não caminhava e estava inseguro dos principais movimentos, Hoje já tem alguns movimentos, faz pequenas caminhadas e reconhece que o tratamento evolui positivamente.

Para Alexandria Jardim, fisioterapeuta inserida no Programa, afirma que a ideia de Rosana Gomes deve ser copiada por outros municípios dada a necessidade de atender pessoas que vivem em vulnerabilidade social. "Esse serviço é muito importante porque auxilia a saúde pessoas pobres que com certeza não teriam com ir até uma unidade de saúde. A prefeita Rosana Gomes está de parabéns pela iniciativa do programa", disse ela.

Rosana Gomes comemorou o resultado já obtido pelo Programa. “Todo gestor se orgulha quando planeja uma ação e dá certo. Estamos com ações nas comunidades rurais, levando atendimentos nas vilas e agrovilas simultaneamente. Aqui na cidade, O Programa Domiciliar de Fisioterapia tem trazido ótimos resultados, estou feliz por isso", disse a prefeita.