O vereador Samir Bestene (PP) confirmou nesta quarta-feira, 5, que o Progressistas não abrirá mão de disputar a presidência de duas das principais comissões da Câmara de Rio Branco: a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação (COFT).
O PP, que já ocupa a vice-presidência da Câmara e se mantém como um dos maiores partidos da Casa, não aceita que o União Brasil, partido do presidente da Câmara, vereador Joabe Lira, assuma tanto a CCJ quanto a COFT, argumentando que a agremiação já comanda a Mesa Diretora.
Para presidir as comissões, o PP indicaram o vereador Aiache (PP) para a CCJ e optaram, a priori, pelo vereador Márcio Mustafá (PSDB), do "Bloquinho", para comandar a COFT. Contudo, a decisão final sobre a distribuição das comissões será tomada na reabertura da sessão, prevista para os próximos dias.
A disputa por essas duas comissões é considerada estratégica, já que a CCJ é responsável por analisar a constitucionalidade dos projetos de lei, enquanto a COFT lida com questões fiscais e financeiras fundamentais para a gestão pública. O controle dessas comissões garante grande influência sobre a aprovação de propostas importantes para o município.
Joabe Lira enfatizou que a Procuradoria do Legislativo municipal recebeu o pedido para avaliar a divisão das comissões. “Ontem [terça-feira, 4]suspendemos a sessão para aguardar esse parecer, que foi finalizado nesta manhã e encaminhado aos vereadores. Agora, estamos discutindo os próximos passos para retomar a sessão e realizar a votação", declarou.